Facebook para o seu negócios

Aumente o reconhecimento, gere demanda, impulsione vendas.
OTIMIZAMOS as ferramentas do Facebook para o seu negócio.

Instagram para negócios

O Instagram é um local em que a expressão visual de empresas inspira ações de pessoas no mundo inteiro.

Automatização de atendimento em página do Facebook

Atenda 24h em sua página sem precisar está na frente do computador ou no celular

Rock in Rio tem exército de mais de 70 pessoas só para as redes sociais



Com quase 4 milhões de curtidas no Facebook, 540 mil fãs no Instagram e 4,2 milhões de seguidores no Twitter, o Rock in Rio não é grande apenas na Internet. A Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, triplicou de tamanho em 2017, se comparada à edição anterior. Neste ano, o evento ocupa um espaço de 300 mil metros quadrados, com 7 palcos e mais de 200 artistas convidados. Para dar conta de tudo isso, 700 mil pessoas devem passar pelo festival — foram vendidos 100 mil bilhetes por noite. Registrando todos os momentos, um pequeno exército de 75 pessoas será responsável por contar essa história nas redes sociais com fotos, vídeos, snaps, tweets e stories.


"Quando começamos a nos articular para essa cobertura, sabíamos que tínhamos que nos preparar de maneira mais intensa, por conta das mudanças do próprio festival", conta Luiz Telles, diretor de conteúdo da Artplan, agência responsável pelos canais oficiais. "O nosso exército tem cerca de 75 pessoas. Tem uma galera flutuante que trabalha com nossos parceiros, mas gira em torno disso", explica.


Luiz Telles e Tatiana Michelan, responsáveis pelas redes sociais do Rock in Rio (Foto: Melissa Cruz Cossetti / TechTudo)Tatiana Michelan, que lidera os projetos de conteúdo na agência, conta que as primeiras reuniões aconteceram em novembro do ano passado. Fora a bomba do cancelamento do show da cantora Lady Gaga, a equipe consegue manter o planejamento com a cobertura de atividades já previstas e que se repetem em todas as edições como a abertura dos portões, os principais shows da noite, bastidores e momentos dos fãs. Em 2017, porém, surgiram novos desafios.

"Quando recebemos o mapa, vimos que a Cidade do Rock tem três vezes o tamanho do evento de 2015. Temos muitos horários simultâneos de atrações que acontecem com uma distância grande. Criamos uma grade e separamos as equipes externas em três times, compostos por até quatro pessoas: um líder de conteúdo, fotógrafo e pessoas para produzir os vídeos", explica Michelan.

Bunker de social media

Essa turma se desdobra ainda em grupos de trabalho externos (que vão para a rua) e internos que ficam em uma espécie de bunker próximo ao Palco Mundo. Receptores e editores recebem todo o conteúdo, tratam — existe um guideline que impede que fotos e vídeos fora do padrão técnico ou editorial sejam distribuídas —, fazem curadoria e compartilham com canais digitais pertinentes.

O espaço onde convivem equipes de comunicação, edição de foto e vídeo, diretor de arte, designer, jornalistas, social medias e também estatísticos, desenvolvedores e outros profissionais da equipe de tecnologia (que dá suporte e analisa dados em tempo real) tem mil metros quadrados dentro do Rock in Rio.


Na porta do bunker a placa 'dream factory' dá o tom de exuberância à produção (Foto: Melissa Cruz Cossetti / TechTudo)

Sobre fotos e vídeos dos frequentadores, que cedem seus direitos ao RIR, o evento garante que não há com o que se preocupar. "Temos um cuidado muito grande na curadoria das fotos que publicamos. Quem é o responsável por publicar e editar isso está rigorosamente seguindo o nosso guideline", diz Telles. "Temos uma sensibilidade ainda maior com os artistas, sobre o que pode e o que não pode. Fechamos isso com cinco meses de antecedência com todos", completa Michelan.


Quais são os canais?

Os canais são: Facebook, Twitter, Instagram (e Stories), YouTube e Snapchat. Fazendo um breve comparativo com a edição anterior, o Rock in Rio salta de um total de 1.792 posts em redes sociais realizados em 2015 para 2.400 conteúdos previstos para o ano de 2017. Além disso, este ano, é o primeiro em que o festival faz transmissões ao vivo (lives) no Instagram (stories) e no Facebook.

leia o conteúdo completo
Disqus Comments

BOX ESSENCIAL

Pacote essencial para quem trabalha com mídias sociais
saiba mais

CONTATO

Ainda tenho dúvida, pergunte
saiba mais

PAGAMENTO

Quero comprar agora
Comprar aqui

Whatsapp

Mande um whatsapp para o autor
clique aqui

JOB DO DANIEL

SEU PROJETO DIGITAL, COMEÇA AQUI!

ASSINE LISTA VIP

Trending