Espaço em disco: o que é e como funciona na hospedagem

Espaço em disco na hospedagem
Se você possui uma hospedagem ou pretende contratar uma, provavelmente já se deparou com o termo “espaço em disco”. Ele é mencionado por praticamente todas as empresas de hospedagem, junto com diversos outros recursos.

O espaço em disco é um dos recursos mais importantes de uma hospedagem e entender o seu conceito básico é fundamental para qualquer pessoa que tenha um site. Neste artigo você saberá o que é espaço em disco e aprenderá como estimar e visualizar o uso desse recurso na sua hospedagem. Vamos lá?

O que é espaço em disco? 

Em uma hospedagem, espaço em disco é a quantidade de espaço disponibilizada no servidor para armazenamento do conteúdo do seu site.

Esse conteúdo inclui páginas, imagens, vídeos, arquivos, bancos de dados, entre outros. Em alguns casos ele também pode ser usado para armazenar e-mails, mas essa não é uma regra. Sendo assim, ao hospedar um site, todo o seu conteúdo é armazenado nesse espaço. À medida que você o atualiza, novos conteúdos vão sendo armazenados. Isso é feito automaticamente, não sendo necessário realizar nenhuma ação.

Sendo assim, ao hospedar um site, todo o seu conteúdo é armazenado nesse espaço. À medida que você o atualiza, novos conteúdos vão sendo armazenados. Isso é feito automaticamente, não sendo necessário realizar nenhuma ação.

O espaço em disco oferecido pelas empresas de hospedagem varia bastante, inclusive por tipo de hospedagem. Em hospedagens compartilhadas esse espaço é dividido entre os clientes, que ocupam um mesmo servidor. Nesses casos, ele pode ser limitado por cliente ou “ilimitado”. Já hospedagens mais robustas, como VPS e dedicado, esse espaço é fixo e está limitado ao tamanho do disco rígido instalado no servidor.

Espaço em disco ilimitado existe? 
Essa questão é importante e gera muitas dúvidas. Várias empresas anunciam espaço em disco ilimitado, e por falta de informação muitos clientes acabam se sentindo prejudicados. Vamos explicar abaixo as regras que costumam ser aplicadas em hospedagens com espaço em disco ilimitado.

A primeira delas é que o objetivo da hospedagem é de hospedar sites. Sendo assim, não há um limite de utilização de espaço em disco, porém todos os arquivos contidos na hospedagem devem ser referentes ao site ou estarem ligadas a ele de alguma forma. Qualquer armazenamento com propósito diferente, como de repositório ou compartilhamento de arquivos, é proibido pelas empresas.

Em casos onde as empresas identificam um uso excessivo dos recursos do servidor, que comprometam a estabilidade ou o desempenho dos servidores, a equipe de suporte entra em contato com o cliente propondo uma redução no uso ou um upgrade de plano para um VPS ou dedicado.

Como as empresas costumam dizer, é muito raro que um site pessoal ou de uma pequena empresa exceda os limites deste plano.

 A propósito, a hospedagem compartilhada  é a mais utilizada por pessoas e empresas em todo o mundo e os planos chegam a oferecer até 100 GB de armazenamento, o que é muito superior ao usado pela grande maioria dos sites. Ainda assim, é importante saber que até mesmo uma hospedagem ilimitada possui limites.

Como estimar o espaço?
O espaço em disco é calculado em bytes, assim como o disco rígido do seu computador, sendo 1 Gigabyte (GB) = a 1.000 Megabytes (MB) = a 1.000.000 Kilobytes (KB). Por exemplo, um site como este ocupa menos de 2GB de espaço em disco. Já uma página costuma ocupar em média 1,7 MB.

Blogs em geral também se encaixam na hospedagem compartilhada, à exceção dos muito populares. Nesses casos, é comum ter problemas em recursos como largura de banda e memória , antes mesmo de encher o espaço em disco. Para blogs muito populares, é necessário contratar uma VPS, cloud ou dedicado. O plano exato dependerá das características do site.

fonte